Atividade de plantio na beira do Rio Belém na Vila Torres (Fotos: LabClima, 2022)
Em 5 de outubro de 2022, em colaboração com o projeto de educação ambiental “Amigo dos Rios” da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, da área de jardinagem da PUCPR e do programa de voluntariado da PUCPR, o Laboratório do Clima desenvolveu atividades que visam ensinar crianças e adolescentes da Vila Torres sobre o cuidado do meio ambiente.
As atividades iniciaram com apresentação sobre a importância da mata ciliar para a estabilização das margens do rio Belém, entre outros serviços ambientais que prestam as árvores, seguido da explicação de como realizar o plantio. Ao todo, 6 mudas de diversas espécies foram plantadas com a participação de 40 crianças, 15 jovens e seus docentes das escolas Noely Simone de Ávila (Municipal) e Eunice Benato (Marista Escola Social), assim como da ONG Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano - ODP.
Um dos colaboradores do LabClima, o Me. e Doutorando Eduardo Lazo Hinojosa do programa PPGTU-PUCPR, quem participou do plantio, afirma que “as experiências ambientais com as escolas são importantes para que as crianças desde pequenas tenham consciência da conservação e cuidado das plantas, que são indispensáveis para o controle da temperatura da Terra, o equilíbrio e dinâmica da água no planeta, além de absorver o dióxido de carbono causante do efeito estufa através da fotossíntese”.
As mudas disponibilizadas pelo projeto "Amigo dos Rios”, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, contavam com espécies de árvores Molho Aroeira, Açoita Cavalo, Falsa Barbatimão, Pau Ferro, Ipê Amarelo e Ipê Roxo. As áreas de plantio estão localizadas entre campo de futebol e Córrego do Aviário; entre parquinho da Vila Prado e rio Belém. Os locais foram selecionados como áreas de reflorestamento na beira do rio.
Atividade de plantio na beira do Rio Belém na Vila Torres (Fotos: LabClima, 2022)
Comments