(Foto: LabClima, 2024)
Nesse projeto, o LabClima desenvolve roteiros educativos de boas práticas socioambientais
No dia 08 de outubro de 2024, o LabClima participou de uma reunião na Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC), onde foi apresentado o desenvolvimento do Projeto Vizinhanças Inteligentes e discutidos os próximos passos de cada instituição parceira. Neste projeto, o LabClima colabora com o desenvolvimento de atividades relacionadas à educação socioambiental e à adaptação e mitigação dos efeitos da mudança climática.
O Projeto Vizinhanças Inteligentes, ganhador do concurso Climate Smart Cities Challenge em parceria da PMC com a ONU-Habitat, foi desenvolvido pela organização Ambiente Livre e tem como principal objetivo promover boas práticas relacionadas com a destinação de resíduos orgânicos para processos de compostagem e com agricultura urbana, para a diminuição das emissões de carbono e, consequentemente, promover a educação ambiental e práticas sustentáveis entre jovens e crianças,
A primeira fase, que foi a implementação de uma estação de compostagem na Escola Marista Social Esperança, já foi realizada e a Escola já está promovendo atividades educativas com os resíduos orgânicos provenientes da alimentação fornecida pela Escola. Entre os próximos passos do projeto, está a implantação do roteiro de boas práticas orientadas à educação ambiental. O LabClima está desenvolvendo este projeto, que inclui um ambiente educativo em torno de uma árvore simbólica, a revitalização de um espaço integrado de fauna, e de um espaço de recreação, um jardim sensorial e uma horta.
Além disso, o LabClima irá projetar mais pontos do roteiro de boas práticas espalhados pela Vila Torres, para demonstrar as boas práticas que já ocorrem na vizinhança e que contribuirão para promover a conscientização da sociedade sobre diferentes aspectos da integração da cidade e da natureza.
Comments