O evento de estreia da exposição ODS & Arte – Um novo olhar sobre o mundo, que consiste em 17 obras que representam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da ONU foi realizado no Centro Cultural PUCPR, em parceria com a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná.
São eles: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Parcerias e Meios de Implementação. Foram expostos também trabalhos do Laboratório de Clima e do Núcleo de Direitos Humanos, como forma de apresentar algumas das diversas atividades feitas pela universidade com os ODS.
Foram selecionados 17 artistas residentes da cidade de Curitiba para realizar o trabalho. Cada um ficou responsável por um ODS. Os profissionais que colaboraram com a iniciativa são: Alfi Vivern, Francisco Borges-Laranjal, Rettamozo, Marisa Vidigal, Katia Velo, Elisiane Correa Wenger, Estela Sandrini, Meg Gerhardt, Marcello Romeiro, Claudia Lara, Luiz Gustavo Vidal, Leopoldino de Abreu, Denise Abujamra, José Humberto Boguszewski, Sandra Hiromoto, Osmar Carboni e Suzana Lobo.
Luiz Gustavo Vidal, presidente da APAP/PR e um dos pintores que colaboraram, diz que o objetivo foi desenvolver o olhar de cada artista de cada ODS. Para isso, foram feitos vários debates e reuniões. “Já participei de vários eventos que abordaram os ODS e vi como são colocados ao público e a forma como os artistas fizeram aqui é muito mais transparente”, disse Vidal, que retratou em sua pintura o tema Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Os principais objetivos desta exposição são a conscientização e promover uma reflexão, como diz Sabine Feres, curadora do evento, que acredita que “a transformação se dá do pequeno ao maior, então o início tem que ser o que você faz na sua casa, ao seu redor, e assim transformando em situações maiores”. Feres ressalta que é de extrema urgência que a gente conscientize as pessoas porque a situação do planeta Terra é crítica e em questão de anos nós poderemos não ter mais o mundo para cuidar. Também, enaltece a parceria com a PUCPR, dizendo que tratar os ODS na Academia reverbera de outras formas e amplia a visibilidade deles.
“Acho que a arte convida você para um olhar mais apurado em relação a itens tão comuns na vida da gente”, diz Sandra Hiromoto, artista que trabalhou com o ODS Vida Terrestre. Para Hiromoto, nós temos que coexistir com a natureza, essa sinergia é muito necessária. Após uma viagem para a Amazônia, a artista mudou a abordagem de seus trabalhos que eram mais urbanizados para obras sobre a natureza, e isso serviu de inspiração para a realização da sua obra dessa exposição.
Notícia escrita pelo estudante do curso de Jornalismo da PUCPR Augusto Rank Vellozo com edição do aluno e estagiário Arthur Correia Zablonsky.
fonte: https://www.pucpr.br/noticias/ods-arte-exposicao-na-pucpr-aborda-metas-da-onu-que-promovem-sustentabilidade/
Comments