top of page

LabClima educa crianças da Vila Torres sobre o meio ambiente

O objetivo destas atividades é gerar uma relação agradável e de compromisso com a natureza.

Fauna da bacia do rio Belém - animais dissecados (Foto: LabClima, 2022)


O Laboratório do Clima desenvolve atividades de Educação Ambiental para o público infantil na comunidade Vila Torres, para a mitigação dos efeitos da mudança climática no contexto da bacia do Rio Belém.


A ação aconteceu no dia 24 de agosto de 2022, em parceria com Amigo dos Rios (projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba), a Diretoria de Identidade PUCPR, a Associação de Moradores da Vila das Torres, a Capela Nsa. Sra. Aparecida, os Agentes Comunitários de Saúde da Unidade Básica de Saúde do Capanema, a iniciativa SOS Vila Torres e o TECPUC. Ao todo, foram atendidas 75 crianças das escolas Noely Simone de Ávila (Municipal) e Eunice Benato (Marista Escola Social), assim como das ONGs Passos da Criança e Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano - ODP.


Além de uma conversa sobre as causas e consequências das mudanças climáticas, explicitaram-se os efeitos no rio por meio de jogos e brincadeiras. “Contamos com materiais e objetos variados, isso fez com que as crianças se envolveram nas atividades de conhecimento da bacia do Rio Belém, sua flora e sua fauna, a necessidade de despoluir-lo, e finalmente, a possibilidade de imaginar melhores futuros que foram plasmados em desenhos”, afirma Ana María Osorio Guzmán, pesquisadora do LabClima. No final, foi feita uma introdução sobre a importância da mata ciliar na beira do rio e sobre as espécies e técnicas de plantio, prática programada para a seguinte atividade com o grupo.





Comments


bottom of page